7 ótimas razões para comer brócolis

1

O consumo do brócolis traz muitos benefícios para a saúde e inclusive pode prevenir o câncer.

O brócolis é um vegetal muito rico em nutrientes e minerais. Possui inúmeros benefícios para a saúde, especialmente para a digestão e sistema cardiovascular, sendo capaz de evitar doenças inflamatórias e até o câncer.

E por ter pouquíssimas calorias, o brócolis pode ser consumido em qualquer dieta. O mesmo vale para quem quer ganhar massa muscular pois esse vegetal é rico em proteínas.

Mas para que sejam mantidos todos os seus minerais, ele deve ser consumido cru. No máximo, cozinhá-lo por 15 minutos para que não perca a maior parte de seus benefícios para a saúde.

Não gosta de brócolis? Então confira 7 bons motivos para começar a gostar:

Benefícios do brócolis para a saúde

1- Diminui o colesterol

Por ser rico em fibra solúvel que se liga ao colesterol no sangue, tornando-o mais fácil de eliminar pelo fígado, ele ajuda a manter controlados os níveis de colesterol no organismo.

2- Evita a prisão de ventre

O brócolis é um vegetal que possui muitas fibras, sendo um excelente remédio natural para melhorar o funcionamento do intestino e evitar a prisão de ventre.

3- Protege os olhos

A substância luteína existente no vegetal ajuda a proteger os olhos contra a degradação da mácula e desenvolvimento de cataratas, problemas que tornam a visão embaçada, principalmente nos idosos.

4- Evita o surgimento de câncer

O brócolis também é rico em sulforafano e indole-3-carbinol, substâncias que atuam como antioxidantes, ajudando a prevenir o desenvolvimento de vários tipos de câncer, especialmente câncer de estômago e intestino.

5- Previne contra doenças cardiovasculares

Além de reduzir o colesterol, o brócolis mantém os vasos sanguíneos mais fortes, mantendo a pressão arterial controlada. Além disso, contém sulforafano, uma substância com propriedades anti-inflamatórias que previne o surgimento de lesões nos vasos sanguíneos e desenvolvimento de doenças nas artérias coronárias.

6- Facilita a digestão

Comer brócolis regularmente é uma boa forma de manter o processo digestivo funcionando corretamente, pois a sua rica composição em sulforafano regula as quantidades de bactérias no estômago, evitando o aparecimento de problemas como úlcera e gastrite.

7- Previne problemas nas articulações

Esse vegetal possui excelentes propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação das articulação, podendo evitar inclusive problemas articulares como osteoartrite.

E então? Depois de todos esses benefícios, o que acha incluir mais brócolis em sua alimentação?

7 ótimas razões para comer brócolis
Dê sua nota
Compartilhe:

1 comentário

Deixe um comentário