Castanha-do-Pará e seus benefícios para a saúde

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Inclua a castanha-do-pará em sua alimentação e ganhe mais saúde e disposição. Conheça os seus benefícios.

A castanha-do-pará é considerada um alimento funcional, pois possui propriedades que além de nutrir, fazem muito bem à saúde. O consumo regular da castanha auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Isso porque os ácidos graxos insaturados presentes nela ajudam na redução da pressão arterial, na diminuição das taxas de triglicérides e colesterol, e ainda ajudam a elevar os níveis de HDL colesterol, o “colesterol bom”.

Incluir a castanha-do-pará na sua alimentação pode ainda auxiliar a perder peso, pois ela é rica em fibras, ajuda no bom funcionamento do intestino e aumenta a sensação de saciedade. Mas é bom não exagerar. Uma castanha tem em média 28 calorias. A recomendação é consumir no máximo 4 unidades da castanha por dia.

O Zinco também está presente na castanha e tem papel importante na produção de glóbulos brancos, ajudando a fortalecer o sistema imunológico.

Mas é o selênio o principal nutriente da castanha-do-pará. É um poderoso antioxidante presente em grande quantidade nessa oleaginosa. Você atinge a recomendação diária desse mineral comendo 3 castanhas por dia.

Muitos são os benefícios que o consumo do selênio trás à saúde. Os principais são:

  • Proteção do cérebro: o selênio combate o envelhecimento das células causado pelos radicais livres e previne o aparecimento de doenças neurodegenerativas como mal de Alzheimer e esclerose múltipla.
  • Prevenção de câncer: sendo um poderoso antioxidante e trabalhando no combate aos radicais livres, consumir a castanha ajuda a prevenir alguns tipos de câncer como o de próstata e o de pulmão.
  • Funcionamento da tireoide: o selênio presente na castanha ajuda no melhor funcionamento dessa glândula.

Vale a pena incluir a castanha-do-pará na sua alimentação. Muitos são seus benefícios e é uma ótima opção para comer entre as refeições.

Castanha-do-Pará e seus benefícios para a saúde
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