Dieta para diabéticos: alimentos permitidos e proibidos

0

Confira quais alimentos são permitidos e quais são proibidos em uma dieta para diabéticos.

A dieta para diabetes precisa ser pobre em açúcar e deve ser seguida todos os dias, de forma rigorosa. Legumes podem e devem ser consumidos, mas algumas frutas precisam ser evitadas. Listamos a seguir os alimentos que podem e os que são proibidos em uma dieta para diabéticos. Mas o ideal é que o cardápio diário seja prescrito por um nutricionista, que vai conciliar a dieta com os medicamentos que o paciente precisa.

Dieta para diabéticos do tipo 1

Uma dieta para diabetes tipo 1 precisa ser controlada e adaptada às injeções de insulina que o paciente deve fazer. Na diabetes tipo 1 o paciente precisa fazer tratamento com insulina durante a vida toda.

Alimentos permitidos para diabéticos do tipo 1

Alimentos ricos em fibra e com quantidades moderadas de carboidratos estão liberados. É aconselhado a quem sofre desse tipo da doença o consumo de verduras, frutas, peixes, carnes magras e cereais integrais. Alimentos com carboidratos como tortas, pão e laticínios podem ser consumidos, mas em quantidades pequenas.

Alimentos proibidos para diabéticos do tipo 1

Alimentos que contém grandes quantidades de açúcar estão proibidos pois aumentam o nível de açúcar no sangue. Então nada de refrigerantes, bolos, bolachas e doces. O mesmo vale para as bebidas alcoólicas.

Dieta para diabéticos do tipo 2

A dieta para diabéticos do tipo 2 deve ser adaptada ao uso de medicamentos que o paciente precisa tomar, como a metformina. Para quem tem esse tipo da doença, a prática de atividades físicas regulares é altamente recomendada.

Alimentos permitidos para diabéticos do tipo 2

Alimentos ricos em fibras e com pouca quantidade de açúcar estão liberados. Isso vale para as frutas também. Evite aquelas que são mais doces, como a uva e o abacaxi.

Estão liberados também os alimentos com baixo índice glicêmico como o feijão, espaguete, amendoim, iogurte natural e brócolis. Eles ajudam a evitar a subida repentina do açúcar no sangue. É importante ainda respeitar os horários das refeições.

Alimentos proibidos para diabéticos do tipo 2

Em uma dieta para diabetes tipo 2,estão proibidos: mel, geleia, açúcar, produtos confeitados, frutas em calda, frutas cristalizadas e secas, e ainda as frutas muito doces como a uva, caqui e o abacaxi. Refrigerantes e bebidas com álcool também precisam ser evitadas.

Seja qual for o tipo da doença, é muito importante que o diabético se acostume a ler os rótulos das embalagens antes de comprar. O açúcar pode estar presente nesses alimentos, mas em substâncias como a glicose, frutose, maltose ou xilitol. E precisam ser evitados.

Dieta para diabéticos: alimentos permitidos e proibidos
5 (100%) 1 vote
Compartilhe:

Deixe um comentário