7 sinais de depressão mais comuns

2

Se você reconhece um desses sinais de depressão, é bom ligar o alerta e procurar ajuda!

A depressão é uma doença que já atinge boa parte da população mundial. E por conta do nosso modo de viver e todas as preocupações e problemas do cotidiano, a tendência é que cada vez mais pessoas tenham a doença.

As causas da depressão geralmente são emocionais. Problemas financeiros, separações, estresse, etc… podem iniciar um quadro de depressão. Mas é preciso ficar atento pois muitas vezes o diagnóstico confunde. Não é raro confundir a depressão com tristeza ou até mesmo com personalidade mais fechada de uma pessoa.

O que não se deve é generalizar, tratando qualquer momento de tristeza ou cansaço como depressão. Muitas pessoas recorrem aos anti-depressivos ao sentir qualquer alteração no humor. Uma pessoa depressiva dificilmente tem ânimo para alguma coisa e enxerga tudo através de uma ótica negativa. Ela pode por exemplo ganhar na mega-sena e ainda assim não se sentir feliz. Essa pessoa sim precisa de tratamentos para voltar a ter alegria.

O quanto antes identificar sinais de depressão, ficará mais fácil lutar contra esse problema tão sério.

Os 7 sinais de depressão mais comuns

Se reconhece algum desses sintomas em você, é importante procurar um médico para lhe indicar o melhor tratamento:

1- Alterações no humor

O sinal de depressão mais comum é o sentimento de tristeza, desânimo e baixa auto-estima. São sentimentos naturais do ser humano e nem sempre são sinônimos de depressão. Mas se forem somados a outros sintomas e durarem por vários dias, podem sim indicar a existência da doença.

2- Desinteresse por coisas que gosta

Perder o interesse por atividades que antes eram prazerosas é outro sinal de que está se tornando uma pessoa depressiva. O desinteresse pode acontecer em diferentes aspectos da vida do indivíduo, seja no meio familiar, profissional, sexual e até mesmo em atividades de lazer, que antes eram agradáveis.

3- Alterações no sono

Pessoas com depressão podem dormir durante mais ou menos tempo do que o de costume. E problemas como acordar no meio da noite e a dificuldade em pegar no sono podem ser comuns. Além disso, sentir sonolência em períodos do dia em que não costuma dormir também podem evidenciar a doença.

4- Alterações no apetite

Quem está depressivo(a) pode sentir uma perda ou aumento do apetite. Se notar que tem consumido uma quantidade maior (ou menor) de comida do que a de costume, pode ser sim por conta da doença.

5- Mudanças no peso

Mudanças significativas de peso, seja para mais ou para menos, podem ser uma consequência da alteração do apetite provocada pela doença.

6- Falta de concentração e memória fraca

O quadro depressivo também pode prejudicar a capacidade de concentração, raciocínio e tomada de decisões. Com isso, a pessoa tem o rendimento comprometido no trabalho ou nos estudos. Além disso, pessoas com depressão podem ter maior dificuldade para guardar e lembrar de algumas coisas.

7- Cansaço constante

Diminuição de energia, cansaço frequente e fadiga são comuns em pessoas com depressão.

Lembre-se: se está deprimido, é importante procurar ajuda, seja dos familiares ou então de um médico. A depressão é um problema grave que pode minar sua saúde e comprometer sua vida pessoal e profissional.

7 sinais de depressão mais comuns
5 (100%) 1 vote
Compartilhe:

2 Comentários

  1. Parece que nossa vida hoje em dia está cada vez mais complicada e a depressão está pegando muito mais pessoas do que antigamente.
    Precisamos cuidar do corpo e da mente para não sermos pegos.
    E uma tristeza!

Deixe um comentário