Como desentupir o nariz sem remédios

0

Com alguns tratamentos caseiros, é possível desentupir o nariz e evitar esse incômodo.

Um nariz entupido além de incomodar muito, pode inchar o rosto, causar ronco, dificultar o sono e ainda deixar a voz fanha. O nariz pode ficar entupido por vários motivos como por exemplo resfriado, sinusite ou mesmo uma reação alérgica. Na verdade, qualquer alteração que afete nosso sistema respiratório pode deixar o nariz entupido.

Existem milhares de remédios na farmácia para resolver o problema. Com diferentes fórmulas e composições, eles prometem agir nos mais variados casos de congestão nasal. Mas acontece que nem todos funcionam, ou então, não funcionam para todas as pessoas. E o pior: muitos podem causar dependência.

É claro se o seu problema for uma sinusite ou rinite por exemplo, um médico poderá indicar o melhor medicamento para manter o nariz desentupido. Mas para a maioria dos casos de congestão nasal, existem diversos tratamentos e remédios caseiros para que garantem ótimos resultados e um alívio quase que imediato.

Como desentupir o nariz: hábitos que ajudam

Ao desentupir o nariz e evitar que isso aconteça, melhoramos a respiração, a qualidade do sono e também a voz. Separamos duas dicas ótimas para desentupir e manter as narinas sempre desobstruídas:

1- Lavagem das narinas com soro fisiológico

Você pode fazer essa limpeza sempre que sentir que seu nariz vai ficar entupido. Caso não tenha soro fisiológico em casa, pode misturar 200 ml de água morna com uma colher (café) de sal. Coloque o soro ou a água no lavador nasal (encontrado facilmente em qualquer farmácia) ou então em algum frasco em que seja possível despejar o líquido na narina. Incline a cabeça, prenda a respiração e deixe o líquido entrar por uma narina e sair pela outra, como na ilustração abaixo:

Lavagem com soro para desentupir o nariz

(Imagem: divulgação)

Repita o procedimento com a outra narina.

2- Inalação com Eucalipto

O eucalipto é ótimo para aliviar a obstrução nasal. Em 500 ml de água quente, acrescente 1 gota de essência de eucalipto. Coloque a mistura em uma bacia e recline a cabeça para inspirar o vapor. Se puder cobrir a cabeça e a bacia com uma toalha, vai potencializar a ação da inalação. Esse vapor de eucalipto vai desobstruir as vias áreas.

Como desentupir o nariz sem remédios
5 (100%) 2 votes
Compartilhe:

Deixe um comentário