Exercícios e dicas para facilitar o parto normal

0

Confira algumas dicas e exercícios que vão ajudar na hora do parto normal.

O parto normal é altamente recomendado pelos médicos por vários motivos. Mas nem sempre é possível, sendo necessário recorrer á cesariana. Mas para facilitar o parto normal, a grávida pode praticar alguns exercícios e seguir algumas dicas. Assim, o parto vai ocorrer tranquilamente.

Exercícios que movam o quadril por exemplo, vão facilitar o encaixe da cabeça do bebê na pélvis da grávida. Esses exercícios devem fazer parte da rotina da mulher durante todo o período da gravidez, e não apenas nos dias próximos ao parto.

Confira alguns exercícios, que se forem feitos regularmente, podem facilitar o trabalho de parto:

Caminhada

Caminhar ajuda a aumentar o ritmo das contrações, diminuído as dores no trabalho de parto e tornando todo o processo mais rápido. Uma boa dica é caminhar no intervalo das contrações e parar para descansar quando elas surgirem.

Subir e descer escadas

Esse exercício também facilita o parto normal e diminui muito a dor, pois induz o bebê a ficar com a cabeça na pélvis. Por esse motivo, é indicado também para os dias próximos ao nascimento.

Dançar

Dançar e rebolar vai facilitar o parto, pois o movimento com o quadril também induz o bebê a ficar em uma posição mais fácil.

Rebolar na bola

A grávida pode sentar-se sobre uma bola de pilates e sozinha ou com ajuda, rebolar lentamente por alguns minutos. Esse exercício relaxa, diminui as contrações e fortalece a musculatura pélvica.

Exercício para facilitar o parto normal: bola de pilates

Exercícios de Kegel

Os exercícios de Kegel são recomendados pois fortalecem a musculatura pélvica, o que vai ajudar no momento de expelir o bebê. Deite-se com os braços esticados e recolha as pernas , ficando os os pés firmes no chão. Com a ajuda das pernas, eleve o quadril e as costas, mantendo-se assim pelo maior tempo que conseguir. Abaixe e relaxe os músculos.

Exercício para facilitar o parto normal: kegel

Yoga para grávidas

Alguns exercícios de yoga também ajudam a fortalecer o assoalho pélvico. Além disso, a meditação vai ajudar a manter a calma e o foco, durante todo o período da gravidez e principalmente na hora do parto.

Exercício para facilitar o parto normal: yoga

Parto normal: dicas para facilitar o trabalho de parto

Além dos exercícios, algumas dicas podem ajudar na hora do parto:

  • Beba muita água;
  • Urine a cada uma ou duas horas. A bexiga cheia traz desconforto e dor;
  • Durante as contrações, respire bem fundo e solte o ar lentamente;
  • Evite ficar muito tempo sem comer. Uma fruta ou refeição leve ajuda a não ter fome e enjoos durante o trabalho de parto;
  • Relaxe. É difícil dizer isso quando a dor é forte, mas é importante manter a calma. Diminua os ruídos no local, baixe a luz e controle a respiração. Lembre-se que quanto maior as contrações e dores, é sinal de que seu bebê está chegando.
Exercícios e dicas para facilitar o parto normal
5 (100%) 2 votes
Compartilhe:

Deixe um comentário