Como evitar o nariz entupido na gravidez

0

A maioria das mulheres sofrem com o nariz entupido na gravidez. Conheça as causas e o que fazer para aliviar esse incômodo.

O nariz entupido na gravidez é também chamado de rinite gestacional. É algo normal e acontece com a maioria das mulheres. Isso ocorre devido ao aumento do hormônio estrogênio e também do volume de sangue que fazem com que as veias do nariz inchem. Com isso, há uma maior produção de muco, deixando o nariz entupido na maior parte do tempo.

E esse incômodo tende a ficar pior nos últimos 3 meses da gestação. Algum tempo após o parto, pode ocorrer ainda a obstrução nasal. Mas seja qual for o período da gestação, o nariz entupido na gravidez não prejudica o bebê

É importante tomar cuidado com medicamentos. Sprays nasais e medicamentos como Sorine só podem ser utilizados com a liberação do obstetra. Alguns medicamentos possuem substâncias que podem prejudicar o bebê. Mas caso não possa utilizar medicamentos, algumas medidas caseiras ajudam a aliviar o nariz entupido durante a gravidez.

Como aliviar o nariz entupido na gravidez

Algumas medidas caseiras podem ajudar:

  • Beba bastante água durante o dia;
  • Lave o nariz com soro fisiológico, usando um lavador nasal (encontrado em qualquer farmácia);
  • Faça inalação de vapor, usando uma bacia com água quente;
  • Fortaleça o sistema imune, consumindo mais frutas ricas em vitamina C como a laranja, acerola e morango;
  • Deite-se com vários travesseiros sobre a cabeça, para melhorar a respiração.
É recomendado à grávida com nariz entupido o uso de umidificador de ar para aumentar a umidade do ar no ambiente. Isso vai facilitar a respiração e ajudar o nariz a desentupir. Quem não tem um umidificador pode usar um truque caseiro: colocar uma bacia com água quente no chão ou mesmo uma toalha molhada no quarto onde a grávida está.
Inalações com soro fisiológico também estão liberadas e vão ajudar a desentupir o nariz da grávida.
Como evitar o nariz entupido na gravidez
5 (100%) 2 votes
Compartilhe:

Deixe um comentário