Primeiros sintomas da gravidez

0

Alguns sintomas da gravidez podem ser sentidos antes do atraso menstrual.

Caso a mulher sinta alguns dos sintomas que serão citados a seguir, mesmo que antes do atraso menstrual, é bom ficar atenta. Podem ser sinais de gravidez.

Esses primeiros sintomas da gravidez podem começar entre 5 e 6 dias após a relação sexual, e podem passar despercebidos. É claro que são só alguns sinais, mas a confirmação pode ser feita com um teste de gravidez.

Confira a seguir os primeiros sintomas da gravidez. Se transou sem camisinha a cerca de 6 dias e está com esses sintomas, é bom ficar alerta.

Cólica ou dor abdominal

Quando o óvulo é fecundado, ocorre um aumento do fluxo sanguíneo na região pélvica. Com os hormônios trabalhando para preservar o embrião, surge o desconforto abdominal, uma cólica menstrual de pouca intensidade.

Corrimento vaginal rosado

Assim que o óvulo é fecundado, pode haver um corrimento de cor rosa, com vestígios de sangue. Esse corrimento pode aparecer pouco tempo após a relação sexual ou até 2 dias depois.

Seios doloridos

Nos primeiros dias da gravidez, os seios ficam mais sensíveis devido a atuação dos hormônios estimulando as glândulas mamárias. Os mamilos podem ainda ficar mais sensíveis e a auréola pode ficar mais escura devido ao aumento de fluxo de sangue na região.

Acne

Um dos sintomas da gravidez é a o surgimento ou mesmo a piora dos cravos e espinhas na pele da mulher. Isso ocorre devido às alterações hormonais, que deixam a pele mais oleosa.

Enjoos e vômitos

Esse é um dos principais sintomas da gravidez. Enjoos e vômitos podem começar já no primeiro mês da gestação e durar por todo o período.

Tontura e sono

A tontura e o sono fora de hora são sinais de gravidez que podem ocorrer por conta da queda da pressão arterial, redução da glicose no sangue e de uma possível alimentação ruim devido aos enjoos e vômitos frequentes.

Variações de humor

Nos primeiros dias da gravidez, a mulher pode notar algumas variações no humor, sem nenhuma causa aparente. Situações como chorar ou se irritar por motivos que antes não a afetariam podem ocorrer em qualquer momento da gravidez.

E quando fazer um teste de gravidez?

O teste de gravidez pode ser comprado em uma farmácia e pode ser feito já no primeiro dia após o atraso da menstruação. Mesmo que o resultado dê negativo nesse momento, espere mais uns 5 dias e se a menstruação ainda estiver atrasada, faça um novo teste.

Caso já se passar mais dias e a menstruação continuar atrasada, é importante consultar um ginecologista para verificar a causa desse atraso.

Primeiros sintomas da gravidez
5 (100%) 1 vote
Compartilhe:

Deixe um comentário