Sintomas de depressão e tratamentos para se curar desse mal

0

Conheça os principais sintomas de depressão o os tratamentos possíveis para se livrar desse mal.

Desânimo, falta de motivação, pensamentos negativos… esses são apenas alguns dos vários sintomas de depressão. E essa doença vem atingindo cada vez mais e mais pessoas. Uma pesquisa recente indicou que uma em cada cinco pessoas poderá ter a doença em algum momento da vida. Um dado sem dúvidas muito preocupante e que merece atenção.

A doença é real, é perigosa e pode atingir qualquer pessoa. Mas vale o alerta: não se pode generalizar e concluir que qualquer momento de tristeza ou falta de ânimo seja uma depressão. Qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, por qualquer motivo pode se sentir triste e desanimado, e isso não confirma que seja um quadro da doença. Esse é o erro de muitas pessoas: a qualquer sinal de tristeza vão logo procurando remédios e tratamento para depressão sem ter o diagnóstico confirmado.

Fazendo uma comparação rápida, normalmente a pessoa com depressão não ficaria feliz e satisfeita nem mesmo se ganhasse um carro ou um bom dinheiro na mega-sena!

Sintomas de depressão

É o médico quem vai diagnosticar com 100% de certeza se há a ocorrência da doença e indicar o melhor tratamento. Mas na maioria dos casos, esses são claros sintomas da depressão:

  • Baixa auto-estima
  • Desânimo
  • Cansaço constante
  • Desinteresse e apatia
  • Falta de motivação
  • Indecisão
  • Pensamentos negativos
  • Ansiedade
  • Estresse e irritação
  • Falta de apetite
  • Insônia
  • Dificuldade de concentração
  • Memória fraca

E quais as causas da depressão?

Vários podem ser os motivos que podem desencadear a doença em uma pessoa. Ela pode ser causada por vários fatores como a genética (sim, se houver casos na família, a chance de se ter é maior), estresse, problemas financeiros, problemas emocionais, etc.

Na maioria dos casos, os fatores psicológicos e sociais acabam também sendo consequência da depressão, quando o indivíduo não tem mais ânimo para realizar as atividades que estava acostumado. As mulheres normalmente são mais vulneráveis à depressão do que os homens. Idosos e pessoas com doenças crônicas também tem maior risco de desenvolver a doença, assim como as pessoas solitárias.

Tratamento para depressão

Sintomas de depressão - Apoio da família

O apoio da família também é importante para se livrar da depressão.

O tratamento para depressão é feito com remédios específicos. Existem milhares de anti-depressivos e após o diagnóstico correto, o médico vai indicar aquele que possa ter melhor resultado em cada caso. Muitas pessoas vêem os anti-depressivos como a solução definitiva para os problemas, e com isso ficam dependentes deles. É preciso enxergar os remédios como uma solução temporária, apenas para regular o que está errado.

Se pensar assim e seguir alguns hábitos saudáveis, dificilmente a depressão vai voltar e você não vai precisar ficar dependente de remédios. Alguns hábitos indicados para não ficar depressivo são: praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável, realizar atividades em grupo e evitar ficar muito tempo sozinho.

Quando sentir que está deprimido e perceber que está com alguns dos sintomas de depressão abordados aqui, saia de casa! Vá tomar um banho de sol, passear no parque, conversar com pessoas. Vá visitar seus familiares ou amigos. Nem sempre é fácil, mas essas pequenas atitudes são importantes para ajudar a se livrar desse problema tão sério que pode afetar todos os campos da sua vida. E claro, procure a ajuda de um médico para te ajudar a se curar o mais rápido possível.

Sintomas de depressão e tratamentos para se curar desse mal
5 (100%) 1 vote
Compartilhe:

Deixe um comentário